Drop Shipping: Como ter uma loja virtual com baixo custo e investimento?


Nunca foi tão fácil com na era digital, ter uma empresa com tão pouco aporte de capital. Existem diversas maneiras de ter sua própria empresa sem aquelas inúmeras burocracias e formalidades conhecidas.

Os e-commerces são um ótimo pontapé para quem deseja empreender com baixo investimento. Existem formas de vender produtos se utilizando dos estoques de terceiros: Drop Shipping é um deles. mas afinal, O que é isso?

Simplesmente, é que você monta uma loja virtual para vender os produtos de alguma empresa que você conhece e que lhe forneça em pequenas quantidades. Quando algum cliente comprar no site, de maneira automatizada ou manual, você efetua o pedido para seu fornecedor que embala e envia o produto para você ou diretamente ao seu cliente. Você, dependendo do produto, pode reembalar. colocando sua marca, desde que esteja em conformidade com as normas vigentes. Contudo há de se observar que em todos os negócios existem vantagens e desvantagens:


VANTAGENS

Estoque inicial zero: Grande parte do investimento inicial de um negócio, além da estrutura, é o estoque. Como você compra apenas os produtos que vendeu, não tem necessidade de manter nenhum item em estoque.


Maior diversidade de produtos: Você dispõe de toda gama de produtos que seu fornecedor possui e portanto, tudo quanto seu fornecedor vende, você também pode vender. Além de você não necessitar ficar preso a um fornecedor exclusivo. Você pode opera com inúmeros, basta conhecer seu portfólio, sua politica comercial, prazo de entrega entre outras informações comerciais que se enquadrem nos parâmetros já descritos em sua loja virtual.


Facilidade e baixo custo operacional: Como toda parte operacional acontece na estrutura do seu fornecedor, você não precisa ter um grande conhecimento em logística para gerenciar os processos que ocorrem do pedido a entrega. E com isso, você elimina os custos empregatício com uma grande quantidade de pessoas e/ou prestadores de serviços para realizarem as rotinas necessárias na compra, venda e entrega.


DESVANTAGENS

Atrasos na entrega: Pode acontecer de quando você vender algum produto, seu fornecedor não ter em estoque e isso gerará um atraso em toda sua programação. Isso pode ser mais comum do que se parece em alguns segmentos, principalmente neste momento que vivemos onde há uma maior dificuldade em importar e exportar produtos devido as sanções impostas para controle da disseminação do COVID-19, o que atrasa a produção de diversos produtos de inúmero setores distintos.


Você não tem um controle total do seu negócio: Apesar de você ter sua política comercial, valores e missão, os fornecedores é quem estipulam os prazos de entregas, devoluções, são responsáveis pela qualidade dos produtos vendidos entre outras coisas relacionadas aos produtos. Ter um fornecedor confiável é essencial para o sucesso do seu negócio mas não te livra de ter algumas dores de cabeça no meio do caminho.


Trocas e devoluções podem trazer transtornos: O produto pode danificar durante o envio por ser mal acondicionado, pode ter algum defeito de fabricação, pode não estar de acordo com as funções ou qualidades descritas no anuncio e daí, o consumidor irá procurar você para solucionar o problema. E como é apenas um intermediário, terá que reportara situação a empresa que irá analisar. Daí, pode haver problemas na comunicação e interpretação entre as partes, o fornecedor pode entender que houve mal uso mesmo sem ter sido o caso, pode demorar muito para realizar uma análise e seu cliente irá responsabilizar sua empresa por todo transtorno e demora nesse processo. Em alguns casos, você terá de ressarcir seu cliente antes da resposta ou resolução do fornecedor.


Empreender é possível mas mesmo com pouco ou nenhum investimento, é bom analisar os prós e contras de um negócio ou fornecedor. Conheça bem o mercado, busque entender como gerir um negócio virtual para que tenha uma base fundamentada na hora de escolher em qual setor irá se lançar e iniciar sua empresa.


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